Você já pensou como a água barrenta de um rio pode chegar limpa e potável em nossas casas? Ou como é possível extrair do petróleo diferentes combustíveis como a gasolina e o querosene?
Estas e outras perguntas podem ser respondidas com o auxílio do pensamento científico, utilizando diferentes técnicas de separação de misturas. Um dos conteúdos abordados na disciplina de Química trabalhada com o 9° ano, com o professor Kleber.
E foi exatamente com o objetivo de compreender as aplicações de técnicas de separação de misturas, que o professor de Química do 9° ano decidiu estimular os alunos para desenvolver maquetes sobre este tema.
Sete trabalhos foram apresentados e cada grupo explorou sua criatividade para elaboração de suas maquetes.
Confira os temas apresentados.
1) Estação de Tratamento de Água;
2) Dessalinização da água do mar;
3) Destilação fracionada do petróleo;
4) Destilação da cana de açúcar;
5) Estação de Tratamento de Esgoto;
6) Mineração de ouro;
7) Retirada de óleo em um derramamento de petróleo.
As apresentações e discussões sobre as diferentes técnicas de separação de misturas permitiram aproximar o conteúdo de química ao cotidiano dos alunos e favoreceu o desenvolvimento do pensamento cientifico contextualizado.
Pensar cientificamente! Eis o lema das aulas de ciências trabalhadas aqui na escola!
Vamos ver como foi?